quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ÉTICA


Hoje em dia uma palavra que se usa muito é a tal " ÉTICA" !


Usar a palavra ÉTICA é bonito, está na moda, mas grande parte das pessoas que à usa em suas frases não sabe o que é ! E se sabem dificilmente à praticam, por que será?

Será que é difícil ter ÉTICA?

Não só no mundo corporativo mas também na vida das pessoas a utilização da ética deveria ser praticada mais vezes. Acredito na minha vã ignorância que poderia ser ensinado nas escolas, desde o iníco da formação das pessoas.

Tenho claro e sempre vivo em minha mente uma frase que com certeza marcou a minha vida e que levarei para sempre em minha caminhada, quem me apresentou e presenteou com essa frase foi uma professora na universidade chamada Claudiane Reis, Psicóloga, Coachting e que lecionava a matéria de Gestão do Conhecimento no meu 3º semestre e que dizia o seguinte: " Crenças e Valores determinam Ações e Atitudes " que deixa bem claro que a herança que carregamos dos nossos pais se mostra na nossa vida por inteiro, por esse motivo creio que a ética deveria ser bem utilizada na formação das pessoas.

Segundo a nossa amiga enciclopédia Wikipédia, ética é:

Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano..

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica data 23/09/2010.

Ética caminha junto a uma linha muito tênue com a palavra moral, que também caminha junto com a palavra, educação, que por sua vez vem de encontro com a palavra respeito, que de mão dada segue com ser correto, justo e que juntos dão sentido a ética.


Portanto pratiquemos a Ética, não deixe que essa palavra fique apenas sendo falada mais sim colocada em exercício do cotidiano de cada um de nós.









15 comentários:

gianmarco disse...

tem muito sentido, parabens pelo seu texto ajudo muito!

gabriel disse...

ÉTICA llllleeeeeeeeeeeeeeggggggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllllllllllllllll!

gianncarlo disse...

fico de hora voçê se esforça muito pelas pessoassega a delante

Anônimo disse...

O texto foi bastante educativo e edificante,mesmo por que algumas pessoas não sabem o que é ética e esse texto é bem importante para nós alunos que estamos sendo encaminhados no mercado de trabalho parabéns pelo blog obrigado pelo texto sensacional!

caroline silva disse...

Professor Eduardo parabéns pelo texto ele é muito interessante continui sempre fazendo textos maravilhosos como esse.

andre disse...

Gostei muito do assunto ética abordado no texto e suas ilustrações que redirecionam para omercado de trabalho.

Fernanda disse...

Parabêns professor Eduardo!A escolha do tema foi muito boa,pois o assunto "Ética" é muito debatido e pouco praticado.As pessoas precisam se consientizar da importância da prática da mesma nos seus contidiano, principalmente na vida profissional.

michelle disse...

parabens gostei muito professor edu

jefter disse...

nossa gostei desse blog porque ele pode muda a minha vida adorei parabéns professor eduardo que Deus elumina a sua vida cada dia mais fica com Deus.

ingrid disse...

professor eduardo gostei muito parabens

tamires disse...

parabéns pelo blog muito legal eduardo.

MURILÃO LILO MC :) disse...

É PROFESSOR NUMCA VI UMA PESSOA MAS ESFORSADA DO QUE VC DA AULA CANTA BEM PRA CARANBA PRA QUEM NÃO SABE RSRSR TO MUIITO UM VIOLÃO VC É PANK MSM :)

elvis disse...

tem muita logica . parabens é um texto bem educativo para nós alunos

pamella disse...

gostei professor parabens pelo seu blog

LEILA disse...

PROFESSOR VC ESTÁ DE PARABÉNS, ESSE TEXTO ENSINA O QUE É ÉTICA PARA TODOS NÓS. THAU

Sites Interessantes

Vantagens no Treinamento Pessoal

Vantagens no Treinamento Pessoal

Links

Feeds