Gestão do Conhecimento
Para passar uma pequena idéia sobre o assunto Gestão de Conhecimentos, que surgiu nos anos (90) e que hoje vem se tornando assunto relevante e revelante dentro das organizações, primeiro devemos entender alguns conceitos que fundamentam esse assunto, ou seja que servem de base e alicerce para o desenrolar deste tema.
1º O que é Informação?
2º O que é conhecimento?
Primeiro Item: Informação é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. É o característica mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (Drucker 1999, p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o (Machlup 1983).
Segundo Item: O conhecimento vem da informação recebida. O conhecimento não é absoluto muito menos simplório, mas é mescla de elementos; ele é estruturado, criativo, baseado e completamente difícil de ser descrito por palavras.
Ele existe dentro do indivíduo e é totalmente complexo e imprevisível. Segundo Davenport e Prusak (1998, p. 6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica a medida que interage com o meio ambiente”.
Os valores e as crenças integram o conhecimento pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. Nonaka e Takeushi (1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso“.
Com essas duas bases esclarecidas, podemos começar a entender o que significa a Gestão de conhecimento.
Os autores citados à cima, falam que o conhecimento é dividido em duas partes.
Conhecimento Tácito – Interno – difícil de ser articulado, é a experiência que o indivíduo carrega consigo , no interior.
Conhecimento Explícito – Externo – é aquele conhecimento facilmente transmitido e retransmitido entre os indivíduos.
O que as organizações de hoje querem é transformar esse conhecimento tácito em explicito, para que os conhecimentos e informações da empresa, não saiam junto com os seus colaboradores, mas sim permaneçam sempre na empresa sendo estruturados, revistos, melhorados. E aí vem a grande dificuldade. Como fazê-lo? Uma vez que o colaborador “acredita”, que esse conhecimento garante a sua vaga na empresa.
Próximo assunto: Como mostrar para o colaborador a importância da troca de experiências e informações com os demais clientes internos. E de que maneira a Gestão de Conhecimento beneficia tanto a organização como seus colaboradores.