segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gestão do Conhecimento (GC) / KM Knowledge Management - 2ª e última parte


Gestão de Conhecimentos.

O grande desafio das empresas hoje, é fazer com que seus colaboradores, tenham uma visão Holística e que compartilhem de suas informações e experiências com os demais clientes internos.

Por quê isso acontece?

Simples, o colaborador ainda tem aquela visão de quê, se ele não passar para os demais, o seu conhecimento não estará seguro em seu "cargo" ou "vaga".

Uma visão totalmente errônia, pois se a empresa tiver que manda-lo embora ô fará, independente do seu conhecimento. Então é importante que o funcionário participe mais dando opiniões, ponto de vista, arrumando soluções para determinados problemas, fazendo isso a empresa verá que está sendo participativo, se envolvendo com a empresa, "vestindo a camisa", e a empresa pensará duas vezes antes de dispensá-lo da vaga. Portanto com essas atitudes, as atenções estarão voltadas para o seu desempenho e não só fará com que assegure seu emprego como também tenha oportunidades de crescimento dentro da organização.

A Gestão de Conhecimentos (GC) ou KM (Knowledge Management ) serve principalmente para focar os problemas da empresas e soluciona-los com o auxilio de quem mais entende do assunto o próprio cliente interno ou seja você.

O primeiro passo para que a implantação da GC ou KM, de certo dentro da organização é a conscientização da alta administração atingindo aí a Cultura Organizacional da empresa por isso que para ser implantado a GC/KM é necessário um estudo em cima da cultura da empresa para aí sim partir para a implantação deste quem vem sendo uma das estratégias mais difundidas na atualidades.

Para José Claudio Cyrineu Terra, um dos nomes mais importantes dentro do assunto no Brasil A gestão de conhecimentos tem sete dimensões:

SETE DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO


"DIMENSÃO 1: FATORES ESTRATÉGICOS E O PAPEL DA ALTA ADMINISTRAÇÃO
Definindo o foco: ?competências centrais? e ?áreas de conhecimento?
Na Era do Conhecimento, parece-nos que um dos papéis fundamentais da alta administração é a definição de ?áreas de conhecimento? a serem exploradas pela empresa e o estabelecimento de macro-visões para a condução de projetos inovadores. Os gerentes precisam reconhecer que a disponibilidade de ?tempo livre? para o aprendizado e pensar pode ser das melhores medidas da orientação ao conhecimento da empresa.
O tempo é imprescindível para a geração do conhecimento. É necessário existir um tempo para aprender e pensar sendo um dos indicadores da orientação da empresa na direção do conhecimento. Os resultados dos treinamentos precisam ser analisados de maneira que seja avaliado o desempenho e a contribuição dos funcionários para o sucesso da empresa.
Comparação do paradigma do treinamento com o paradigma do aprendizado
A associação entre tecnologia de informação e gestão do conhecimento está relacionada ao uso de sistemas de informação para o compartilhamento de informações ou conhecimento, como a intranet. Isto não quer dizer que as empresas não devam ter uma gestão pró-ativa do conhecimento. ?Controlar? é um verbo que está associado à Era Industrial, enquanto ?facilitar? está associado à Era do Conhecimento.
A criação de conhecimento organizacional depende, em grande medida, do contato humano, da intuição, do conhecimento tácito, da cooperação, da explicitação de modelos mentais, da diversidade de opiniões e do pensamento sistêmico, e, não só dos sistemas de informação.
Os produtos do conhecimento exigem elevados investimentos e têm retornos apenas há médio e longo prazo.
Esforços recentes de mensuração do capital intelectual
Até o momento, a principal contribuição dos esforços recentes de mensuração e inclusão do capital intelectual das empresas nos balanços contábeis é o fato de com isso se colocar em evidência a importância e a multidimensionalidade do capital intelectual. Não se deve confundir a Mensuração do Capital Intelectual com Gestão do Conhecimento.
A questão do aprendizado com o ambiente está diretamente vinculada a todas as outras dimensões do nosso modelo de Gestão do Conhecimento.
ÚLTIMAS REFLEXÕES
Quem quiser participar da Economia do Conhecimento precisará adquirir novas habilidades, competências e conhecimento de maneira contínua e pró-ativa."

OBS: Dimensões texto tirado do site: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1205.html, Gestão Do Conhecimento ? O Grande Desafio Empresarial
(JOSÉ CLÁUDIO CYRINEU TERRA)
Data 21/09/2009.




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