quinta-feira, 1 de março de 2012

Existe diferença entre trabalho em GRUPO e trabalho em EQUIPE ?


Muitos acham, ou acreditam que não tenha diferença, à não ser na nomenclatura, mas estão enganados, existe sim uma grande diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe.

Hoje no trabalho, nas universidades, nos cursos é muito comum e corriqueiro escutar as expressões " vamos trabalhar em equipe", " precisamos trabalhar em grupo" e até mesmo "somos um time".

Mas o que que significa cada palavra "chave", destas, as pessoas utilizam nas de maneira correta ao trabalha lha-las?

Bom vamos ver o que cada palavra significa realmente:


Alguns Itens que diferenciam GRUPO de EQUIPE -Grupo ou Trabalho em Grupo 

  •  Cada um que faz parte deste, tem uma tarefa e é fácil identificar o que cada um faz se for um erro então o culpado logo é apontado.
  • Erros são intolerados, pois cada um sabe o seu papel e tem que realiza-lo de maneira que não atrapalhe de forma alguma os demais;
  • A comunicação é fechada e utilizada muitas vezes em segredos;
  • O ciclo de amigos é feito por apenas aqueles que compõe o grupo;
  • É muito aparente o esforço de cada individuo;

Equipe ou Trabalho em Equipe

  • Não existe individualismo e nem culpado, funciona como um todo;
  • Os erros são tolerados e servem como lição para que não aconteçam futuramente;
  • comunicação aberta, clara, objetiva, esclarecida para que o trabalho seja bem realizado;
  • As amizades são feitas com todos, desta maneira cada individuo sabe o que o outro faz;
  • O esforço é do todo, e não apenas de um e todos tem a sua importância a gestão de conhecimento é feita com sucesso.
No grupo existe supervisão de uma refêrencia, seja ele supervisor, chefe, administrador, na equipe existe sim um direcionamento e supervisão porém diferente do grupo todos se supervisionam e trabalham para que a EQUIPE, tenha resultados com muita comunicação e ajudas de todos.

Lembre-se Toda EQUIPE é um grupo porém nem todo GRUPO é uma Equipe!

Agora fica a pergunta: É MELHOR TRABALHAR EM GRUPO OU EQUIPE ?




quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Motivação


Motivação = Motivar uma Ação

Como podemos motivar alguém?

R: Ninguém pode ser motivado a não ser que queria, essa ação vem de dentro de cada indivíduo, cada pessoa tem uma necessidade que deseja suprir.

Quando falamos em motivação essa mesma palavra e ação pode ser dirigida para o mundo cooperativo, organizacional, empresarial  e também podemos trazer para o nosso lado pessoal.

Por cada individuo ter uma motivação, que muitas vezes pode ser a do seu colega de trabalho, ou amigo existe uma dificuldade grande em manter essa pessoa motivada, pois depois que se alcança a satisfação momentânea a pessoa ou colaborador sempre quer mais, desta forma podemos dizer que todos nós somos, frustados e que a felicidade plena é inalcançada, conforme a psicologia nos mostra, pois sempre e sempre queremos mais e o nosso nível de satisfação nunca chega a 100%.

Mas em contra partida, a DESMOTIVAÇÃO é muito fácil de acontecer e essa sim as pessoas conseguem ter uma parcela participativa em nossas vidas, seja ela , a decepção,  o não alcance dos seus objetivos e por isso a pessoa sempre tem que ter um pensamento positivo e correr atras dos seus objetivos, seja esses pessoais ou profissionais.

O grande trabalho de um departamento de Recursos Humanos, é tentar motivar o maior número de colaboradores possível e fazer com que esses multipliquem essa motivação e esse setor por ser uma ponte entre empregado e empregador, sempre tentar chegar a um acordo bom para ambas as partes e proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os envolvidos onde todos ganham.

O que vou lhes dizer aqui, pode parecer até loucura, mas que acha quem o DINHEIRO ($$$) motiva !!!  está enganado. O dinheiro é uma satisfação momentânea e pode até ser uma forma de alcançar seus objetivos, mas não motiva. Quanto mais tem, mais quer, para suprir aí sim suas necessidades.

E falando em necessidades um psicologo humanista muito conhecido no mundo da administração  e da psicologia chamado Abraham Maslow, através de estudos criou uma estrutura piramidal onde deixa claro quais necessidades são essas:

Piramide de Maslow, começando de baixo  para cima:

- Auto-realização -  são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.
- Auto-estima -  envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia
- Sociais  -  incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor
- Segurança -  constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. 
- Fisiológicas  -  constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc

E as necessidades vão subindo conforme vão sendo supridas, e a última, quase inalcançada, auto realização - FELICIDADE PLENA !!..é onde estão nossas frustrações pois, nunca estamos satisfeitos !!.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cursos Técnicos ou Universidade / Faculdade.



















Analisando bem o mercado atual de trabalho percebo que nos tempos de hoje as empresas e organizações, preferem pessoas que tenham uma qualificação técnica e posteriormente que este colaborador continue seus estudos e especializações ou extensões na universidade ou faculdade.

Os cursos técnicos tem como diferencial a famosa " mão na massa" pois, dentro destes cursos os alunos, mexem com os equipamentos, ou exercitam suas habilidades e conhecimentos adquiridos, constantemente e diariamente com exercícios e práticas para a melhora do aprendizado e solidificação do conhecimento, o que não acontece com tanta frequência nos cursos de graduação, pois são várias matérias, laboratórios agendados e pouco tempo.


Muitos cursos técnicos são mais completos do que um curso de graduação, existem cursos que não passam e - acredito que por fata de tempo - , os conteúdos que são primordiais para a boa realização e execução da ocupação que se deseja no mercado de trabalho.

O universidade vem para ampliar seus conhecimento e fazer com que a pessoa, possa alcançar novos cargos e especializações na área que deseje atuar.

Portanto fica a dica.


Para uma boa vaga de trabalho no mercado, é necessário sempre a atualização do seu currículo e conhecimentos com cursos e graduações desta maneira você estará sempre preparado para esse mercado que vem se modificando constantemente e você fica na "crista da EMPREGABILIDADE"!.

Sites Interessantes

Vantagens no Treinamento Pessoal

Vantagens no Treinamento Pessoal

Links

Feeds