quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Motivação


Motivação = Motivar uma Ação

Como podemos motivar alguém?

R: Ninguém pode ser motivado a não ser que queria, essa ação vem de dentro de cada indivíduo, cada pessoa tem uma necessidade que deseja suprir.

Quando falamos em motivação essa mesma palavra e ação pode ser dirigida para o mundo cooperativo, organizacional, empresarial  e também podemos trazer para o nosso lado pessoal.

Por cada individuo ter uma motivação, que muitas vezes pode ser a do seu colega de trabalho, ou amigo existe uma dificuldade grande em manter essa pessoa motivada, pois depois que se alcança a satisfação momentânea a pessoa ou colaborador sempre quer mais, desta forma podemos dizer que todos nós somos, frustados e que a felicidade plena é inalcançada, conforme a psicologia nos mostra, pois sempre e sempre queremos mais e o nosso nível de satisfação nunca chega a 100%.

Mas em contra partida, a DESMOTIVAÇÃO é muito fácil de acontecer e essa sim as pessoas conseguem ter uma parcela participativa em nossas vidas, seja ela , a decepção,  o não alcance dos seus objetivos e por isso a pessoa sempre tem que ter um pensamento positivo e correr atras dos seus objetivos, seja esses pessoais ou profissionais.

O grande trabalho de um departamento de Recursos Humanos, é tentar motivar o maior número de colaboradores possível e fazer com que esses multipliquem essa motivação e esse setor por ser uma ponte entre empregado e empregador, sempre tentar chegar a um acordo bom para ambas as partes e proporcionar uma boa qualidade de vida para todos os envolvidos onde todos ganham.

O que vou lhes dizer aqui, pode parecer até loucura, mas que acha quem o DINHEIRO ($$$) motiva !!!  está enganado. O dinheiro é uma satisfação momentânea e pode até ser uma forma de alcançar seus objetivos, mas não motiva. Quanto mais tem, mais quer, para suprir aí sim suas necessidades.

E falando em necessidades um psicologo humanista muito conhecido no mundo da administração  e da psicologia chamado Abraham Maslow, através de estudos criou uma estrutura piramidal onde deixa claro quais necessidades são essas:

Piramide de Maslow, começando de baixo  para cima:

- Auto-realização -  são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.
- Auto-estima -  envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia
- Sociais  -  incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor
- Segurança -  constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. 
- Fisiológicas  -  constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc

E as necessidades vão subindo conforme vão sendo supridas, e a última, quase inalcançada, auto realização - FELICIDADE PLENA !!..é onde estão nossas frustrações pois, nunca estamos satisfeitos !!.

Um comentário:

Regulus disse...

Realmente dinheiro não pode ser visto como motivação...
Muito bom o texto.

Sites Interessantes

Vantagens no Treinamento Pessoal

Vantagens no Treinamento Pessoal

Links

Feeds