quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeção de Carreira & Geração Y


Estava dando aula sobre com preparar e apresentar um bom PowerPoint, e pedi para que os alunos fizessem slides com os seguintes temas : Empregabilidade, Mercado de Trabalho, Primeiro Emprego, Como se portar em uma entrevista, Como prepara um Bom currículo, Inclusão Social no Mercado de Trabalho, Inclusão do Jovem no Mercado de Trabalho, quando surgiu de um dos alunos a seguinte pergunta: “ O que é Carreira e como se projeta uma carreira?”. Essa pergunta me remeteu aos meus tempos de aluno universitário no curso de Administração de Recursos Humanos, onde discutíamos incansavelmente sobre essa questão. Como projetar uma carreira, como saber ler o macro e micro ambiente e como pensar estrategicamente para colher frutos e louros futuros, o que a geração “Y”, tem haver com esse tema, uma vez que meus alunos são de faixa etária de 16 a 29 anos, ou seja, estão no “boom!”, desta história.
A geração “Y”, é a geração que nasceu nos anos 80 pra cá, e que está antenada com a modernidade, tendências e tecnologia, que sempre quer algo a mais, não se contenta apenas com que lhe é oferecido e sempre busca mais opções, para mudanças, transformações e assim alcançar seus objetivos mais rapidamente é deles o futuro !!!
Através da geração “Y”, podemos nos deparar muito bem com a projeção da carreira, planejamento do futuro, primeiramente o profissional tem que ter bem claro e definido o seu objetivo e para isso ele deve questionar-se e responder as seguintes perguntas. O que eu quero profissionalmente?, Onde quero chegar?, O que devo fazer para chegar onde eu quero? E respondidas essas perguntas ele terá que traças metas para chegar ao seu objetivo e após as metas traçadas concluí-las e é neste ponto que está o segredo de analisar o ambiente, para chegar ao meu objetivo, eu preciso fazer que tipo de curso, que universidade, que curso técnico, preciso ampliar meus conhecimentos, minhas competências, comportamento, utilizar muito bem a comunicação, o marketing pessoal, o networking, manter-se sempre atualizado, com diversos fatos e assuntos, para que sempre tenha conteúdo para ser conversado, tratado e até mesmo trabalhado.
Seja diferente, tenha empreendedorismo, atitude, ação e logo o seu caminho estará sólido e seguro e o plano de carreira por você criado e trabalhado se tornará o seu sucesso

Nenhum comentário:

Sites Interessantes

Vantagens no Treinamento Pessoal

Vantagens no Treinamento Pessoal

Links

Feeds